Layout: do roteiro à página

Aqui vai um pequeno artigo sobre a parte mais delicada da criação de uma página de quadrinhos: o desenho dos storyboards ou layouts. Ao menos para mim é a etapa que demanda mais atenção e concentração, mas uma vez determinada a sequência mais eficiente e clara de imagens da narração visual, o resto é fácil. Usarei a página 42 do tomo 2 de “Awrah”, escrito por Fuat Erkol e Christian Simon, como exemplo.

Antes de tudo, é evidentemente necessário ler com atenção o roteiro decupado enviado pelo(s) roteirista(s) e imaginar como mostrar as cenas de cada quadro com clareza e dinamismo para assegurar a compreensão da narrativa visual pelo leitor. Como se vê na primeira imagem, tenho o hábito de esboçar as cenas e seus enquadramentos na folha do próprio roteiro para já ter uma idéia de como ficará o encadeamento. Aí estudo qual “câmera” resultará em uma composição mais interessante para o quadro.

Em seguida, é preciso ver como é que essas cenas esboçadas serão colocadas no layout da página. Ainda que às vezes já se tenha determinado o número de bandas (divisões horizontais) que terá a página, haverá que se fazer modificações também nesse nível para dar espaço suficiente para texto e imagem. É sempre útil fazer um croquis de como será o esquema final da página ainda antes de passer ao desenho final do storyboard a ser enviado ao(s) roteirista(s) para aprovação.

Não se deve contudo jamais esquecer de colocar integralmente os textos, ou prever o espaço equivalente para eles, para se ter uma idéia precisa de quanto espaço ocuparão no quadro e quanto sobrará para o desenho. Uma vez aprovado o storyboard é hora de passar à folha de sulfite A3 240gr, colocar um bom audiolivro no iPod e trabalhar!

Anúncios

4 comentários sobre “Layout: do roteiro à página

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s